Meu Perfil
BRASIL, Centro-Oeste, GOIANIA, Mulher



Histórico


Categorias
Todas as mensagens
 datas comemorativas
 Ciências
 Geografia
 Saúde
 Conhecimentos Gerais


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


 
*Blog de Pesquisas para alunos do ensino Fundamental*


FESTAS NO CAMPO

 

 

    As festas juninas são dedicadas a santo Antônio (dia 13 de junho), a são João (dia 29 de junho).

    As festas juninas acontecem em todo território brasileiro, sempre reunindo inúmeras famílias.Há dança de quadrilha e muito cantoria.

    No estado de São Paulo, é costume comer bata-doce assada, milho verde cozido, pipoca, canjica, mandioca.

    No Norte, a comida preferida é a castanha-do-pará, enquanto no Sul é pinhão. A bebida mais consumida nessas festas é o quentão, uma bebida feita com gengibre e outros ingredientes. Também se bebe licor de maracujá ou de jenipapo.

 

 

    As festas de peão de boiadeiro são muito concorridas e reunem milhares de pessoas. São realizadas no mês de agosto em vários municípios onde há criação de gado. Nelas, os peões demonstram sua habilidades montando em bois e cavalos bravos. Uma das mais famosas é a do município de Barretos, no interior de São Paulo.

 

 

    Em muitos municípios onde se pratica o cultivo de frutas é costume realizar festas na época da colheita.  Algumas dessas celebrações atraem multidões e já se tornaram tradicionais, como por exemplo: a Festa do figo, que acontece no mês de janeiro em Valinhos/SP; a Festa do Morango, no mês de junho, em Atibaia/SP; a Festa Nacional da Uva, realizada em fevereiro e março dos anos pares em Caxias do Sul/RS.




Categoria: Geografia
Escrito por **Heris** às 14h57
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Datas Comemorativas

 

Festas Juninas


De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. 

 

Comidas típicas 


Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 


Tradições 


As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

 

Fonte: suapesquisa.com

 



Categoria: datas comemorativas
Escrito por **Heris** às 14h48
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]