Meu Perfil
BRASIL, Centro-Oeste, GOIANIA, Mulher



Histórico


Categorias
Todas as mensagens
 datas comemorativas
 Ciências
 Geografia
 Saúde
 Conhecimentos Gerais


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


 
*Blog de Pesquisas para alunos do ensino Fundamental*


 
 

Datas comemorativas

 

Dia do amigo


O Dia do Amigo foi adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho, de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro".

Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.

No Brasil o dia do amigo também é comemorado em 20 de julho.

 



Categoria: datas comemorativas
Escrito por **Heris** às 17h59
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Ciências

 

Os 40 anos da chegada do homem à Lua


Há exatos 40 anos a Humanidade estava prestes a conquistar o seu maior feito: finalmente conseguimos chegar à Lua, algo até então considerado impossível.

Até julho de 1969, os norte-americanos haviam perdido praticamente todas as batalhas espaciais para os russos, que foram os primeiros a enviar um satélite artificial ao espaço, a colocar um ser vivo em órbita, a fazer uma missão espacial tripulada e a mandar uma sonda para a Lua. No dia 16 daquele mês, precisamente às 10h32 no horário de Brasília, os Estados Unidos lançavam a nave Apollo 11, com três astronautas a bordo. A missão: entrarem para a História como os primeiros homens a pousar na Lua.

A bordo da nave, além dos astronautas Neil A. Armstrong (comandante da missão), Michael Collins e Edwin E. Aldrin Jr., também viajou uma placa com um mapa da Terra e a assinatura do então presidente Richard Nixon. Dizia: "Aqui homens do planeta Terra colocaram pela primeira vez os pés na Lua; Julho de 1969; Nós viemos em paz por toda a Humanidade".


O lançamento da Apollo 11 ocorreu oito anos após o presidente John Kennedy, reconhecendo que a União Soviética estava à frente na corrida espacial, ter determinado que os Estados Unidos trabalhassem para que o homem chegasse à Lua até o fim da década de 60.

O programa Apollo, entretanto, não ocorreu sem percalços. Depois das naves Mercury, na qual o primeiro norte-americano, Alan Shepard conseguiu ir ao espaço, e Gemini, na qual os astronautas dos EUA fizeram sua primeira caminhada espacial, o primeiro modelo Apollo foi marcado por uma triste fatalidade.

No dia 27 de janeiro de 1967, durante um teste com a Apollo 1, houve um incêndio no interior da nave, matando três astronautas: Gus Grissom, Edward H. White e Roger B. Chafee.

Depois do choque causado pela tragédia, a Nasa voltou a realizar testes com as naves Apollo, em uma estratégia progressiva de lançamento, viagem e entrada na órbita da Lua, até que a agência se sentisse segura para a missão definitiva de chegada ao planeta.

Às 10h32 do dia 16 de julho de 1969, a nave Apollo 11, impulsionada pelo foguete Saturno V, foi lançada da plataforma 39 do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, rumo à Lua. O veículo espacial era dividido em duas partes, o Módulo de Comando e Serviço, chamado Columbia, e o Módulo Lunar, apelidado de Eagle. O primeiro continha o centro de controle da nave e os elementos que permitiam a vida dos três astronautas no espaço - o módulo de comando, que integra esse sistema, foi o único a reentrar na atmosfera, de volta à Terra. Já o Módulo Lunar, com capacidade para dois tripulantes, foi o que efetivamente pousou no solo do satélite. Na órbita da Lua, as duas partes se separaram e depois voltaram a se unir.


Depois de quatro dias de viagem, o Eagle, com Neil Armstrong e Edwin Aldrin a bordo, pousava na Lua. Às 23h56, como já estava estabelecido, Armstrong dá o primeiro passo de um homem na Lua e um grande passo para a Humanidade.


 

Fonte: o globo

 

 

 

 



Categoria: Ciências
Escrito por **Heris** às 17h50
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]