Meu Perfil
BRASIL, Centro-Oeste, GOIANIA, Mulher



Histórico


Categorias
Todas as mensagens
 datas comemorativas
 Ciências
 Geografia
 Saúde
 Conhecimentos Gerais


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


 
*Blog de Pesquisas para alunos do ensino Fundamental*

Conhecimentos Gerais



 
 

Conhecimentos Gerais

Forte terremoto atinge a costa nordeste do Japão e gera tsunami

Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11 de março de 2011) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), matando ao menos 60 pessoas no país e gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) que ameaça países da costa do Oceano Pacífico.

O tremor foi o 7º pior da história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado na história do Japão.

 O abalo provocou um tsunami, que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai.

Logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura foi emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para vários países, de onda de até dez metros. Vários governos emitiram alertas e alguns ordenaram a retirada de moradores de áreas costeiras.

Ondas "pequenas" atingiram as Filipinas horas depois do terremoto, informou o sismólogo chefe do país.

A Indonésia também informou que não houve danos na chegada das ondas, e o governo levantou o alerta. A ilha de Guam, território americano do Pacífico, já levantou o alerta.

O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, no Japão, a uma profundidade de 24 km, considerada baixa.

Ele ocorreu às 14h46 (hora local, 2h46 de Brasília) e foi seguido por pelo menos outros 52 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS, agência americana que monitora e estuda tremores pelo mundo. O governo japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas.

Foram registrados incêndios em pelo menos 80 lugares, segundo a agência Kyodo.



O terremoto sacudiu com força os edifícios de Tóquio. Alarmes foram disparados nos prédios, houve correria, e as linhas telefônicas ficaram bloqueadas.

A parede de água entrou quilômetros adentro pela costa da ilha de Honshu, arrastando casas e transformando os portos em cenários de desoladora devastação.

Nas áreas rurais próximas, a onda varreu as frágeis casas de madeira como se fossem de papel, e em questão de minutos devorou centenas de hectares de plantações.

Em Aomori, no extremo norte da ilha, pelo menos cinco embarcações grandes, algumas emborcadas de cabeça para baixo, foram levadas pelas águas.

Algumas foram paradas por árvores, outras, por conjuntos de lojas ou barreiras marítimas.

Em Ibaraki, era possível ver do alto grandes casas flutuando pela enchente, cercadas por dezenas de carros.

Um navio com 100 pessoas a bordo foi virado pelo tsunami na costa, segundo a agência Kyodo. Ainda não se sabia o destino dos passageiros.

 

Fonte: G1.globo.com

 



Escrito por **Heris** às 17h52
[] [envie esta mensagem] []



 
 

CONHECIMENTOS GERAIS

Sol acorda e produz maior explosão de raios-x dos últimos 4 anos

 Depois de quase quatro anos sem qualquer manifestação mais intensa, finalmente o Sol deu o ar da graça e disparou contra a Terra a primeira forte emissão de raios-x do atual Ciclo Solar 24.

A emissão eletromagnética foi produzida por uma forte explosão ocorrida junto ao grupo de manchas solares 1158, apontadas diretamente na direção do nosso planeta. Além da radiação, a explosão provocou uma espécie de tsunami que "chacoalhou" a atmosfera da estrela e produziu uma grande ejeção de massa coronal que nos próximos dias deverá atingir a alta atmosfera da Terra.

Essa massa de partículas é composta de bilhões de toneladas de gás ionizado que se desloca a mais de 2 milhões de quilômetros por hora. Quando atinge a camada mais alta da atmosfera, excitam os átomos de oxigênio e nitrogênio, provocando as fantásticas auroras boreais.

De acordo com dados registrados pelo satélite geoestacionário GOES-10, o fluxo de raios-x atingiu o nível "X" da escala de intensidades. Como as ondas eletromagnéticas se propagam muito mais rápido que as partículas que ainda estão se aproximando, o nível da emissão no comprimento de onda dos raios-x permite estimar o tamanho da tempestade geomagnética que deverá atingir a Terra.

Normalmente, emissões de nível X são capazes de provocar blackouts de radiopropagação que podem durar diversas horas ou até mesmo dias. Quando a emissão é muito intensa, as tempestades geomagnéticas também podem causar danos em equipamentos eletrônicos sensíveis e até mesmo provocar problemas no fornecimento de energia elétrica caso as correntes elétricas sejam induzidas nas linhas de transmissão.

Fonte: apolo11.com



Escrito por **Heris** às 22h24
[] [envie esta mensagem] []



 
 

CONHECIMENTOS GERAIS

COPA DO MUNDO 2010

Em 2010, a Copa do Mundo de Futebol será realizada na África do Sul. É a primeira vez que este importante evento futebolístico ocorre no continente africano.

O jogo de abertura vai ocorrer no dia 11 de junho e a final em 11 de julho.

A primeira fase contará com a participação de 32 seleções, divididas em 8 grupos de 4 países. Somente duas seleções de cada grupo avança para a segunda fase. 

Logotipo Oficial da Copa do Mundo de Futebol 2010

O logo oficial da Copa do Mundo da África do Sul foi lançado em 2006, logo após a Copa do Mundo da Alemanha. Ele apresenta elementos da cultura africana, além de destacar a prática do futebol, mostrando em destaque um figura humana estilizada (jogador de futebol) chutando uma bola. No pano de fundo é apresenado o mapa da África, também estilizado, nas cores da bandeira sul-africana. Desta forma, o logo não destaca apenas a África do Sul, mas apresenta a Copa de 2010 como um evento de todo continente.

 

Mascote

No dia 22 de setembro de 2008, a FIFA apresentou o mascote da Copa do Mundo de 2010. Trata-se de um leopardo chamado Zakumi. Em dialetos africanos, ZA é uma abreviação de África do Sul, enquanto KUMI é a forma escrita do número 10.

 

 

A Bola da Copa

Desenvolvida pela Adidas, a bola da Copa do Mundo se chama "Jabulani", cujo significado é "para celebrar" em dialeto Bantu isiZulu (um dos onze oficiais da África do Sul). Com predomínio da cor branca, a bola apresenta traços africanos em 11 cores diversificadas. Com apenas 8 gomos, a bola foi desenvolvida com a mais avançada tecnologia, que proporcionará total estabilidade. 

 

 

Sedes da Copa 

 

CidadeEstádioCapacidade
   
Cidade do CaboGreen Point Stadium 70.000
BloemfonteinFree State Stadium48.000
JohanesburgoSoccer City95.000
JohanesburgoEllis Park Stadium60.000
DurbanMoses Mabhida Stadium70.000
Nelspruit Mbombela Stadium43.000
PolokwanePeter Mokaba Stadium46.000
Port ElizabethNelson Mandela Bay Stadium50.000
PretóriaLoftus Versfeld Stadium52.000
RustenburgoRoyal Bafokeng Stadium42.000

 

Os grupos para a Copa do Mundo de 2010

 

Grupo A

África do Sul
México
Uruguai
França

Grupo B

Argentina
Nigéria
Coreia do Sul
Grécia

Grupo C

Inglaterra
Estados Unidos
Argélia
Eslovênia

Grupo D

Alemanha 
Austrália
Sérvia
Gana

Grupo E

Holanda
Dinamarca
Japão
Camarões

Grupo F

Itália
Paraguai
Nova Zelândia
Eslováquia

Grupo G

Brasil
Coreia do Norte
Costa do Marfim
Portugal

Grupo H

Espanha
Suíça
Honduras
Chile 

 

 

Fonte: suapesquisa



Escrito por **Heris** às 22h22
[] [envie esta mensagem] []



 
 

CONHECIMENTOS GERAIS

TERREMOTO DE 4,6 GRAUS ATINGE DIVISA DO GOIÁS COM TOCANTINS

Veja o local do epicentro do tremor

O epicentro foi na cidade de Mara Rosa, na divisa dos Estados de Goiás e Tocantins

Goiás sentiu na tarde desta sexta-feira (08), o reflexo de um terremoto de 4,6 pontos na escala Richter, confirmado pelo instituto norte-americano USGS, que presta serviço ao Departamento do Interior dos Estados Unidos.   

Pelas informações iniciais, o tremor foi registrado por volta das 17h. O epicentro do terremoto foi na divisa de Goiás e Tocantins, mas o tremor foi sentido em Brasília e Goiânia.

Segundo relatos do Corpo de Bombeiro, várias pessoas na capital informaram tremores de terra no Centro e Setor Oeste. Apesar das solicitações, nenhum dano físico ou material foi relato.

O tremor não foi sentido no Palácio do Planalto e, por isso, não foi tomada nenhuma medida de emergência. Segundo a assessoria de imprensa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o prédio chegou a ser evacuado e ficou vazio por cerca de 50 minutos.

 

Entenda melhor

O maior terremoto documentado no país ocorreu em 1955, em Porto dos Gaúchos, na Serra do Tombador (MT), e teve magnitude 6,6 na escala Richter. Os terremotos mais destrutivos deste ano aconteceram no Haiti (magnitude 7, em 12 de janeiro) e no Chile (magnitude 8,8, em 27 fevereiro). Mais de 226 mil pessoas morreram em 2010 vítimas de terremotos.

Um terremoto é um tremor de terra que pode durar segundos ou minutos. Ele é provocado por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha (as chamadas placas tectônicas). O tremor de terra ocasionado por esses movimentos é também chamado de abalo sísmico.

Essas placas se movimentam lenta e continuamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um contínuo processo de pressão e deformação nas grandes massas de rocha. Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco.

O Brasil fica em cima de uma grande e única placa tectônica, ao contrário de outros países como os Estados Unidos e Japão. Nesses locais, existe o encontro de duas ou mais placas. As falhas entre elas são, normalmente, os locais onde acontecem os terremotos maiores.

 

Fonte:folha.com



Escrito por **Heris** às 22h15
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]